sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Noticias Africanas 01


Olá, tod@s!!

Muita gente me pede notícias daqui de Moçambique... na verdade não tenho nenhuma análise mais apurada pra fazer... rsrsr
Ainda não vivi aqui quase nada... hoje faz só 7 dias... contando com a adaptação ao fuso, talvez seja meu terceiro ou quarto dia "inteira"... Até porque terça foi feriado, segunda emenda... etc...

Bem, pra começar o calor é monstruoso. Com 30ºC tá fresco! Aqui a média é entre 37 e 40 graus. É de ferver... de enlouquecer. Ninguém transpira como nós, os estrangeiros! Estão acostumados a temperatura...

Ainda não fui pra parte da cidade onde vivem os moçambicanos "de fato", o povo pé no chão!!
É bem longe e não tenho carro!
A pergunta é: poderia ir de transporte público? A resposta é NÃO! Porque isso aqui é muito complicado!
E alguns amigos que já se aventuraram em se locomover cotidianamente nos chamados "chapas" (vans) ouvem as pessoas dizendo que é um absurdo os estrangeiros usarem o transporte público, que já é pouco e de má qualidade mesmo pros moçambicanos. E eles tem total razão! Não é egoísmo, é falta de recurso MESMO!!

Eu vivo em uma "ilha", por assim dizer... é uma avenida que moram muuuuitos estrangeiros! Então vejo muitas gente diferente...
Ahhhhh, aqui os supermercados são sempre de muçulmanos e cia!! E hoje, por exemplo, fui as 12h a um e está fechado porque foram pra "igreja"! Diz que de sexta abre as 15h! Mas todos os dias TUDO fecha das 12h30 às 14h30 (exceto os restaurantes). Penso que talvez seja porque é a hora mais quente do dia, e aí trabalhar nesta horá é dificil...

O canal que passa aqui, do Brasil, é a Record! Por quê? Devido Igreja Universal do Reino de Deus (tem aqui, é claaaaaaaro)!! De resto, muito canal indiano, muçulmanos, e uma grande mistura, que não tem tradução!!

Os humores dos moçambicanos até o momento me parecem extremos! Ou as pessoas são muito simpáticas, ou muito mal humoradas, ou muito alegres, ou muito indiferentes. Sei lá... estranho!
Também é difícil se aproximar um pouco mais... acho que quem me conhece mais de perto sabe o quanto está sendo difícil ser considerada A branca, A elite, A estrangeira, A poderosa, A rica, A diferente, A não pertencente a este lugar...

Os "patrões" aqui gritam muito com seus empregados domésticos. Existe uma relação de poder muito extrema! Não sei, é muito ruim de presenciar! Perguntando para a moça que veio fazer faxina aqui em casa, ela me disse que os portugueses são muito racistas (acho que ainda é resquício da colonização) e tratam muito mal seus empregados.

Os vendedores na rua chamam as mulheres de "mamá", e seguem a gente oferecendo seus produtos artesanais por um quarteirão inteiro. São coisas lindas! Mas se não preciso de um quadro na parede, então é quase uma ofensa dizer que não vou comprar... Sou a estrangeira, então supostamente tenho grana e  TENHO que ajudar DESTA FORMA os locais!
A primeira manhã que fui buscar pães, voltei com a metade, porque na rua me pediram os pães... E como negar pão? Ai que dificil!

Tentarei enviar fotos que reproduzam um pouquinho do que é aqui...
Mas é complicado tirar foto dos locais, afinal não os conheço. Então não sei o quanto vou conseguir passar pra vcs as coisas que vejo...
Quero um dia tirar uma foto de um "chapa" lotaaaaado! É incrível a quantidade de gente dentro de uma van (e um pouco fora dela também)!!!

A primeira foto é a fila da alfaiataria pra fazer uniforme da escola (legal que é bem barato! todos podem ter acesso)! A parte ruim é que TODAS as escolas (públicas e privadas) enviam os alunos pra fazer o uniforme em um ÚNICO lugar!!! E não é por falta alfaiataria!! rsrsrs É o monopólio do uniforme mesmo!!!
Abraços e até a próxima!!

Um comentário:

Augusto disse...

Gata, não tinha lido o primeiro relato ainda, só pegay a partir do segundo. Putz que legal que são seus relatos... Adoro. E aí me conta as impressões da primeira semana, se disolveram, ou ainda estão incrustadas em algum cantinho aí???
Beijos e morro de saudades

Ps manda Beijos pra Filha e pra outra Mãe tbm, fala pra Cris que tbm estou com muitas saudades.
PS2 Feliz dia das Mães (apesar de achar a data suuuuper comercial e sem fundamento nenhum...huahuahauha)