quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Notícias Africanas 08 (África do Sul)


A parte boa dessas notícias, é que elas são africanas, e não moçambicanas. Assim, posso dividir com vocês outros trajetos de minhas andanças!

Aproveitando a temporada, visitei a África do Sul e a Suazilândia.

A diferença entre os dois países já começa pela popularidade! Enquanto muitos tomam a África do Sul como sendo a África em si, a maioria das pessoas nunca ouviu falar na Suazilândia.

Por ordem de chegada, vamos primeiro a África do Sul. Ordem de chegada minha, que fique claro! É que para vir para Moçambique, temos que fazer escala no aeroporto de Johanesburgo. Isso porque esse aeroporto faz (eu acho) quase todas as escalas para posterior distribuição dos passageiros que vão para os demais países do continente africano.

Detalhes do aeroporto: de tão grande, boa parte dele é servido de esteiras rolantes; tem uma loja enorme de super mau gosto, que exibe uma pele de zebra na parede e uma bacia de metal gigante cheinha de marfim; no banheiro feminino quem fazia a limpeza era um homem.

Depois, conheci uma cidadezinha chamada Nelspruit. É pra lá que quem vive em Maputo- capital de Moçambique- vai para “consumir”. Essa cidadezinha é linda. Tem os "ares londrinos da minha imaginação" (risos)... Ruas largas e limpas, casas gramadas, tudo sempre novinho e bem cuidado!

E, como eu disse que nessa cidade se consome, passeemos no shopping center. Pra começar, as pessoas mistas são praticamente inexistentes, assim como aqui em Moçambique. Ou se é negro, ou se é branco. Realmente o fenômeno da miscigenação no Brasil é fantástico! Também não precisava dizer, mas vou correr o risco de ser óbvia: quem trabalha servindo as mesas e na limpeza são pessoas negras.

Agora, falemos do vestuário, moda, estética ou algo que o valha. As crianças são lindas, mas os adultos, nem por isso! Tudo muito diferente de nosso padrão. Mulheres: os cabelos curtos ou médios, sempre com muito laquê ou alguma outra goma, não se movem de tão duros. O golpe de misericórdia fica por conta das unhas dos pés e das mãos pintadas de laranja fluorescente ou verde limão. Homens: chapéu, bermuda e camisa estilo Indiana Jones.

Pra terminar a sessão sobre a South Africa, um fato muitíssimo interessante: as crianças e adolescentes andam descalço. Seja na praça de alimentação ou no banheiro molhado. Os pés nus indo e vindo sem nenhum pudor ou nojo. Alguns adultos também andam sem nada nos pés, porém com menor frequencia. Mesmo assim algumas pessoas me descreveram que na passagem de ano 2008/2009 viam os sulafricanos entrando e saindo dos lugares com os pés no chão, mesmo com a absurda quentura da areia ou do asfalto; mesmo com a molhadez do banheiro cheio de líquido suspeito escorrendo pelo chão.
.
Mas, devaneando, a distribuição dos pés nus não é por igual! Os negros não andam descalços. E os meninos andam mais descalços que as meninas... Ah, e não preciso dizer que não acredito neste tipo de coincidência, né? Valendo-me da velha frase “quem pode mais chora menos”... Quanto menos valor se tem, mais é necessário provar algo... Talvez uma pessoa negra andando descalço poderia parecer que ela não tem sapatos... Já para um branco talvez seja uma maneira de dizer: “nem preciso desse tipo de coisa”... “sou o que sou”...
Devaneios, né? Talvez até exista alguma outra justificativa para essa diferença... mas deixo isso pra outro alguém apontar...

Por hora é isso...
Continuo logo em breve, falando da Suazi!

PS: A imagem que ilustra essa postagem é uma foto de um agradabilíssimo shopping country da cidade... A comida divina é servida com um bom vinho sulafricano, enquanto os visitantes se sentam a grandes mesas de madeira maciça estrategicamente posicionadas embaixo de acolhedoras mangueiras. Onde estão as mangueiras? Bem ali, atrás desta construção!!!
.

2 comentários:

Isadora disse...

que coisa essa dos descalços! seria a última coisa que eu imaginaria, por isso prefiro relatos pessoais de viagem!
beijos!

Janaína Leslão disse...

Isinha, eu tb fiquei boquiaberta! Nem me passava pela cabeça que a pessoa pudesse estar usando as roupas "da moda" e nada nos pés! hehe
Assim, eu imaginava um descalço universal pra fazer um estilo... ou por falta de oportunidade! kakak
Ai, meus sais! E viva as diferenças!