segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pro IBGE, se você for, diga que é!


Ontem, 1º de agosto, começou o Censo 2010. O objetivo é visitar todos os domicílios de todos os municípios brasileiros, mesmo os mais distantes, e fazer perguntas a seus moradores.

O responsável por toda a pesquisa é o IBGE- Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística. Depois de coletar os dados, o instituto analisa o material e traça o perfil da população. E são justamente esses dados que auxiliarão na formulação das políticas públicas.

Em dez anos um país muda bastante, principalmente na área da tecnologia e do acesso a elas. Por isso é que neste ano foram incluídas perguntas sobre uso de celular e internet, por exemplo. Também será possível responder as questões direto de seu computador. Mas o IBGE não terá o questionário online, nem mandará emails pra ninguém. Essa opção só é possível pegando pessoalmente um envelope lacrado, das mãos do recenseador.

E tem mais, pesar de não serem coisas que "surgiram na última década" esse ano também contaremos com perguntas sobre as religiões de matrizes africanas e sobre casais homossexuais. E por que só agora? Porque infelizmente essas duas populações ainda sofrem preconceito e apenas no Censo 2010 acharam que perguntar sobre elas é algo "relevante"!

Se o Censo ajuda a traçar as políticas públicas, a relevância dessas populações coincide com a crescente visibilidade que elas tem conquistado para além da tradicional piadinha-nossa-de-cada-dia. Por isso é tão importante "sair do armário" para o IBGE.

Não, não estamos aqui dizendo que é pra sair batendo na porta de sua vizinhança e dizendo que é do candomblé ou que é gay. Não é isso.
Só estamos dizendo que quando alguém da pesquisa perguntar isso, você responda, de fato, qual é sua religião ou se você vive em união estável com outra pessoa do mesmo sexo.

Perguntinhas que ainda ardem nos ouvidos de muitos e muitas, mas que precisam ser respondidas com sinceridade, para que não se continue chamando o povo do Axé ou os LGBT de "minoria" como se fossem 0,0001% da população.

Para isso, duas campanhas estão na rua. Clique nos títulos abaixo para conhecer mais:

Quem é de Axé diz que é! "Com a campanha, a idéia é conscientizar os adeptos das religiões de matriz africana a se assumirem de acordo com a sua prática, no Censo de 2010. Segundo pesquisadores, é comum a declaração como “católicos” ou a não declaração, fruto de secular processo de estigmatizarão da religiosidade de matriz africana."

Se você for LGBT, diga que É! "Só vão ser contabilizados os casais homossexuais que declararem, no questionário de perguntas, que moram no mesmo domicílio em união estável. O IBGE já utilizou questionários com questões sobre a união estável homossexual em alguns municípios, mas esta será a primeira vez que a pesquisa envolve todas as cidades brasileiras."


Então, pro IBGE, se você for, diga que é!!

Um comentário:

Dalva disse...

Recado dado... recado anotado. Bj.