segunda-feira, 5 de julho de 2010

Será que a culpa é do Dunga?

Pra variar, tava bodeada com todo mundo falando de um único assunto: Copa do Mundo.
Desde sempre tenho problemas com "unanimidades". Lembro que eu não gostava de Legião Urbana só porque "tinha a obrigação de gostar" e achar legal a musiquinha-de-letra-adola-deprimente (tá bem, agora adulta confesso que curti algumas).

Mas voltando a histeria da copa, eu pensava: nossa! nada de guerra, ninguém morre mais de fome, a crise na europa cessou, o vazamento de petróleo no México já não é uma ameaça. Que lindo saber que tudo está tão bem que o que mais importa é um jogo de bola.

Enfim, o Brasil perdeu, nós brasileiros voltamos a trabalhar no dia de jogo e o técnico da seleção foi demitido.
Porém o mundial de 2010 serviu, ao menos, pra maior empresa de televisão brasileira ser motivo de chacota. Primeiro pela campanha "Cala Boca Galvão" e depois pra que Dunga pudesse publicamente "desafiar" a tal rede, não concedendo as entrevistas exclusivas que queria.

Assim, deixo aqui o texto de uma amiga.



Será que a culpa é do Dunga? (Ana Paula Machado)

E é por questões como as descritas (1) abaixo e por outras que eu gosto mesmo do Dunga!
Sim, eu gosto de Dunga!

Uma coisa é que se a seleção ganha a copa, independente dos milhares de desafetos e incompetências ele vira herói como Parreira virou, mas se a seleção perde a copa a culpa é dele... A culpa é do técnico da seleção... Será mesmo? Bom, eu sinceramente não acho!


Seria muito fácil dizer que não chegar as quartas de finais é responsabilidade de apenas um homem no meio de tantos que mandam e desmandam.
E será que a CBF e o Sr Ricardo Teixeira não tem nada que ver com isso?

É. Eles estão podres de ricos de tanto patrocínio. Sem contar os esquemas de bastidores com times estrangeiros onde os jogadores brasileiros estão jogando. Sim! Estar na seleção aumenta em muito o valor do passe de cada um deles, ou não? Sabe-se lá quanto a CBF não ganhou pela convocação de alguns e quem ela impôs a Dunga que fosse convocado mesmo sem merecer porque não joga muito ou porque estava contundido.

E jogadores brasileiros então? Fazem propaganda até de esponja de lavar louça! Estão tão ricos e ganham tanto dinheiro com publicidade que nem se importam em dedicar seu tempo em jogar bola em equipe. Agora cada um quer ser melhor que o outro e tentam as jogadas individuais. Cada gol é uma chance de vender mais bugiganga no horário nobre!

É verdade que Dunga arrumou uma briga com a Rede Globo, e com isso com o Jornal "O Globo", a revista Época, a Sportv a Globo News, MultiShow e mais uma porção de canais controlado pela GloboSat. Não entender isso é engolir sem muito raciocinar os pronunciamentos de oficias destes meios de comunicação e esquecer que foram eles que colocaram o Dunga lá. Lembra da última copa onde Dunga era o principal comentarista de Galvão Bueno? Então, com esta entrada triunfal na seleção, a Globo saiu achando que seriam "exclusivos" em muitos momentos! Mas não foram...

Fala sério? Depois disso tudo você ainda realmente acredita que os joguinhos deprimentes da seleção do Brasil na Copa são culpa exclusivamente do técnico? Pense nisso antes de tacar todas as pedras nele. Claro que Dunga não é nenhum santo, não é melhor técnico de todos os tempos e nem é o herói e nem a vítima que gosta de pintar. E eu não o defendo acima do bem e do mal, mas crucificá-lo (e só a ele) não vai levar-nos de volta a copa, não irá nos trazer a taça e nem de longe irá expor a realidade podre das emissoras de TV e nem da CBF e nem da FIFA!


(1) Não conseguiu entrar no link das tais "questões descritas abaixo"? Acesse http://www.osarrafo.com.br/v1/2010/06/23/a-mijada-de-dunga-na-rede-globo-vale-a-pena-ler/


Imagem de Rafael Alvez

Nenhum comentário: