sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O "T" da Questão


O "T" da Questão (Visibilidade Trans)

Embora a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) tenha conquistado mais visibilidade e respeito nos últimos anos, as pessoas trans (principalmente as travestis, mulheres transexuais e outras que expressam uma identidade de gênero feminina) continuam enfrentando o desrespeito cotidiano de direitos tão básicos como o de serem chamadxs pelo nome que escolheram para si e utilizarem espaços (como banheiros) destinados ao gênero com o qual se identificam. Tal desrespeito, somado a violências ainda mais explícitas, afasta muitas destas pessoas da família, da escola e do mercado formal de trabalho.

Porém a população trans brasileira dá continuidade com cada vez mais força a uma luta iniciada há décadas e batalha pelo respeito ao direito de cada pessoa ter respeitado seu direito de autodeterminação, sem ser patologizada, discriminada ou agredida por não expressar seu gênero da forma como a sociedade dominante decidiu ser a mais adequada.

Na semana do 29 de Janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, nos perguntamos: Qual é o "T" da questão? Para nos responder o Coletivo Contra Maré convida para um debate com:
  • Daniela Andrade:  responsável pelo blog www.alegriafalhada.blogspot.com , co-responsável pela página Transexualismo da Depressão, colaboradora no site www.bulevoador.com.br e co-criadora do site Transempregos, que conecta profissionais trans a empresas que querem contratá-lxs;
  • Hailey Kaas: responsável pelo blog www.generoaderiva.wordpress.com e co-responsável pelo site www.transfeminismo.com;
  • Léo Moreira Sá: ator, iluminador, músico, protagonista da peça de teatro "Lou & Leo", que conta sua jornada enquanto homem transgênero, e diretor-fundador da Associação Brasileira de Homens Trans.

DEBATE: Visibilidade Trans- O T da Questão
Dia: 01/02/2014 (sábado)
Horário: 18h
Local: Associação Cultural José Martí
Endereço: Rua Joaquim Távora, 217. Vila Mathias. Santos - SP

O evento é organizado pelo Coletivo Contra Maré, um movimento social na luta contra a homo/lesbo/bi/transfobia e toda e qualquer forma de opressão. Através de atividades de formação, debates, articulações e outros baphos mais, lutamos pela diversidade sexual e liberdade de identidade de gênero. Um bando de bicha, bi, sapatão e trans (e o baile todo) afim de fazer revolução, remando contra a maré de opressão da heterosexualidade como regime político/econômico/social. 

Curta Coletivo Contra Maré no Facebook e some conosco! https://www.facebook.com/col.contramare?ref=ts&fref=ts

Página do evento no face: https://www.facebook.com/events/186668094875921/?fref=ts


Nenhum comentário: